Como criar uma cultura de inovação para a sua empresa?

Por: tegUP, aceleradora de startups.    

 

Criar soluções para vender produtos e serviços que revolucionem a vida dos consumidores é o lema das startups, em qualquer que seja o segmento. 

 

Mas criar uma empresa totalmente inovadora, rodeada por tecnologias e uma cultura que desperte na equipe a vontade de inovar mergulhar em novas iniciativas não é tarefa fácil. 

 

Isso porque o conceito de inovação dentro de uma organização é muito amplo. É preciso idealizar soluções inéditas e que se adaptem aos tempos e às necessidades de cada empresa e tirá-las do papel. 

 

Especificamente, é preciso pensar em três fatores-chave. Primeirocomo o produto ou serviço pode ser melhor? Em segundo lugar: como é possível gastar menos com a produção? por último, e mais importante, que é o que permeia todas os outros fatores: como motivar a equipe e aumentar a produtividade? 

 

Para criar um ambiente que estimule a inovação, é imprescindível pensar e investir na capacitação constante da equipe.  

 

Mas por que investir em capacitar e não contratar alguém novo e já capacitado? Estudos indicam que colaboradores promovidos internamente tendem a render mais, isso sem citar a motivação por reconhecimento 

 

Segundo a pesquisa “Paying More to Get Less”, realizada em 2011 pela Universidade da Pennsylvania, funcionários vindos de fora costumam receber um salário 18% a 20% mais alto e obtêm notas de avaliação de desempenho mais baixas do que os que foram promovidos a funções semelhantes. 

 

Os treinamentos de reciclagem e capacitação podem abranger as áreas técnica e operacional, visando orientar sobre novas tecnologias e ferramentas, ou até mesmo contemplar áreas comportamentais. Isso mesmo: trabalhar o comportamental dos colaboradores ajuda a desenvolver habilidades importantes para um ambiente propício à criação e inovação. 

 

Acompanhando essa onda de inovação abertamente difundida no mundo empresarial, o atual cenário de mercado levou à criação de um novo perfil de empreendedor: o serial 

 

O empreendedor serial não é alguém que abre uma empresa e realiza o planejamento para que ela cresça. Ele não faz a gestão, apenas desenvolve a ideia. Seu foco está na criação e implantação de negócios inovadores e nas variadas formas de colocá-lo para rodar. Entram aqui a análise de mercado, a visão de tendências, o networking, a busca por um investimento e muito mais. 

 

Para uma empresa movida pela cultura da inovação, cada momento é uma oportunidade. Seja na crise, no imprevisto, na falta de mão de obra, na mudança de fornecedor. Esses momentos são ideais para deixar a criatividade fluir para que a situação imprevista seja contornada. 

 

Ter uma cultura de inovação enraizada possibilita criar um ambiente em que as pessoas compartilhem os mesmos valores que a empresa e estejam mais abertas desenvolver soluções que gerem resultados. 

 

 

Sobre o Autor     

tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.      

www.tegup.com





Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin
.