Infoentretenimento cresce em veículos

Os carros conectados, cada vez mais tecnológicos e com internet integrada em seus sistemas, estão abrindo as portas para uma indústria ainda pouco explorada: a de sistemas de entretenimento dentro dos veículos. O crescimento deste universo de entretenimento promete ser enorme nos próximos anos.  

Ao lado dos sistemas de segurança e da direção assistida, que também se beneficiam do ecossistema dos carros conectados à internet, o Infotainment une informação e entretenimento para levar mais conforto, facilidade e diversão para motoristas e passageiros. E, claro, além dos benefícios ao usuário, esses sistemas passaram a ser diferenciais de grandes marcas no acirrado mercado de veículos de luxo. 

Na própria transmissão de músicas e vídeos, os sistemas estão evoluindo. Em vez de demandarem ao motorista mudar seu ponto de atenção da rodovia para o aparelho, boa parte deles já permite trocar músicas e acionar vídeos no próprio volante ou com comandos de voz, lembrando que a segurança precisa ser o maior ponto de atenção de qualquer evolução tecnológica.   

Algumas linhas populares também já estão recendo diferenciais de Infoentretenimento. A Ford tem um sistema que se conecta com smartphones Android ou iOS e permite que os motoristas e passageiros acessem aplicativos por meio de comando de voz. Entre os aplicativos estão o Spotify, para ouvir música, e softwares para localização de estacionamentos próximos ou para ligações direto pelo aparelho do carro.  

Chamada Sync, essa tecnologia da Ford, criada em open source (código aberto), já está sendo também utilizada no Brasil por outras montadoras, como a Toyota. Ele permite que se faça e receba ligações e, através do AppLink,  projeta automaticamente o seu aplicativo de navegação na tela do veículo, para que quem estiver dirigindo não precise acompanhar o caminho pelo celular. Se não bastasse, a tecnologia também consegue ler suas mensagens de texto do celular pelo sistema de áudio do seu carro.  

No exterior, fabricantes, montadoras e empresas de tecnologia criam suas versões e softwares. A LIVE, por exemplo, é uma plataforma para carros conectados que integra sistemas de entretenimento em veículos da próxima geração, fazendo a conexão tecnológica com aquilo que o usuário demanda e o que a tecnologia de um carro permite integrar em seus sistemas sem sobrecarregá-lo.    

A AVE AutoMedia, umas das mais conhecidas empresas de tecnologia para mobilidade, tem trabalhado em uma série de aplicações para carros conectados e devices que não são integrados aos automóveis, mas que são criados para serem usados dentro deles.   

A SHARE, por exemplo, é uma solução da AVE desenhada para idosos, médicos e serviços especializados, com funções específicas de conexão que esses grupos demandam. E há muitas outras mais.  

Com a simples conexão que a tecnologia AVE proporciona ao aparelho de som e vídeo, a conexão com o ambiente externo também surge. Ela já permite que marcas transmitam conteúdo multimídia para dentro dos veículos, aproveitando situações da direção para oferecer facilidades para o motorista, atender a grupos, personas específicas e, claro, vender mais.   

Em um futuro não muito distante, o entretenimento ganhará ainda novas dimensões. Os carros autoguiados, que estão o tempo todo “dirigindo” entre um ponto e outro, poderão ganhar tecnologias dedicadas ao entretenimento – que permitam assistir Netflix ou fazer compras pela internet.  

Mais um passo além: com a realidade aumentada aliada a veículos autônomos, o interior do carro pode se transformar no que você quiser. Especialistas desse setor já sugeriram algumas ideias: o sistema de realidade aumentada do carro dando oi automaticamente quando cruzar com algum amigo seu no trânsito ou transformando o teto do carro em um incrível céu estrelado para projetar as constelações com realidade aumentada. Assim, enquanto pega uma estrada, você pode observar o céu com as crianças. 

 

________________________________________________________

Sobre o Autor 

A tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.  

www.tegup.com.  





Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin
.