Soluções Last-Mile: o último passo na entrega

Por: tegUP, aceleradora de startups.  

  

Segundo e Ebit, somente em 2018 o faturamento do setor de e-commerce no Brasil foi de R$ 53,2 bilhões. Isso representa aumento de 12% em relação ao ano anterior. 

 

De lá pra cá, o comércio eletrônico só vem crescendoPara 2019, a expectativa é de expansão de 15%, com vendas totais de R$ 61,2 bilhões. E os principais motivos para esse aumento são: primeiro, a comodidade em poder escolher seus produtos com calma, sem sofrer com a pressão dos vendedores ou enfrentar longas filas; segundo, a possibilidade de receber o seu produto em casa e, em alguns casos, dentro de algumas horas após ter efetuado o pagamento; e terceiro, a crescente tendência do uso dos smartphones e outros dispositivos móveis, que facilitam a compra de qualquer coisa, em qualquer lugar e a qualquer hora. 

 

A tendência de comprar on-line abre portas para estratégias que vêm sendo amplamente adotadas por startups e empresas de entrega em todo o mundo: são as soluções Last-Mile. 

 

Pode não parecer, mas quando uma compra é realizada em uma loja virtual, o processo logístico da entrega do pedido é longo e dura várias etapas até a encomenda chegar ao seu local de destino. Pense nessas etapas como um fluxo que faz todo o cronograma de compra funcionar: o cliente acessa a loja virtual, escolhe seus produtos, adiciona-os ao carrinho, realiza seu login ou faz seu primeiro cadastro, confirma seus dados, escolhe a forma de pagamento, realiza o pagamento, recebe a confirmação do pagamento, aguarda a separação e expedição do pedido e só então o produto estará pronto para entrega. A essa etapa final damos o nome de Last-Mile, ou a Última Milha. 

 

Na logística de transporte de mercadorias, Last-Mile refere-se ao transporte em que a mercadoria sai do centro de distribuição para o destino final, ou seja, para o cliente, seja ele B2B ou B2C. 

 

Esta última etapa é tão importante quanto a venda, pois ela é decisiva para que o cliente tenha uma boa experiência. É nessa hora que o consumidor fica mais ansioso e suscetível a demonstrar insatisfação caso algo dê errado. Por isso é necessário agilizar o tempo da entrega e garantir a integridade do produto para que ele chegue em perfeitas condições às mãos de seu comprador. 

 

Mas como otimizar Last-Mile? Existem algumas medidas que podem ser adotadas para melhorar os processos do Last-Time e, inclusive, diminuir seus custos, como: 

 

  • A contratação de softwares Open Source: a tecnologia é a grande aliada do Last-Mile, e o uso de softwares de código aberto, que permitem que suas funcionalidades sejam estudadas e modificadas para qualquer finalidadeoferece consistência na resolução dos problemas, bem como exige menor tempo de implementação da estratégia. 

 

  • Serviço de entregas programadas: um dos principais problemas enfrentados pelas empresas que aplicam Last-Mile em seu processo logístico é a ausência dos clientes no momento da entrega. Para não perder a viagem, é recomendado realizar entregas programadas. Nelas, o pedido é entregue em dias e horários escolhidos pelo cliente. 

 

  • Central de monitoramento de entregas: o acompanhamento de cada etapa da entrega é fundamental para o sucesso do Last-Mile, e inclui a coleta da mercadoria, a gestão da frota e do transportador, o status da entrega, a localização do veículo, ocorrências em rota e a confirmação de recebimento do produto. Tudo isso pode ser registrado com o uso da tecnologia TMS – Sistema de gerenciamento de transporte, que gerencia a qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição. 

 

Atualmente existem diversas opções de tecnologias que podem simplificar e agilizar a etapa Last-Mile, basta avaliar qual a solução mais eficaz de acordo com o segmento e a necessidade de cada empresa. 

 

 

Sobre o Autor   

tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.    

www.tegup.com





Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin
.