5 dicas para fazer o planejamento estratégico da sua startup em 2020

2019 está quase chegando ao fim e é hora de começar a pensar em quais metas sua startup deve atingir em 2020. 

Para isso, nada melhor que preparar um planejamento estratégico para a sua startup.  

Este documento inclui informações que irão nortear a sua empresa no dia a dia corporativo e farão um diagnóstico completo do seu negócio para que você e os outros gestores possam ter uma visão clara de qual é o momento atual da sua empresa, quais são seus principais objetivos a partir de agora e quis ações devem ser executadas para atingi-los. 

Apesar de muitas empresas adiarem e até deixarem de fazer o planejamento, saiba que ele é fundamental para que o sonho do empreendedorismo não se transforme em pesadelo. 

E se você quer garantir o sucesso e a rentabilidade do seu negócio desde já, siga as dicas da tegUP para montar o planejamento estratégico ideal: 

Tenha os objetivos em mente 

Antes mesmo de reunir sua equipe para começar o planeamento, pré-defina quais são os objetivos que você espera cumprir ao longo do ano que vem. Desta forma você já chega mais preparado para discutir essas questões com a equipe, que opinará se eles são tangíveis ou não. Que tal dar uma olhada no planejamento estratégico do ano passado e usá-lo como referência? Mas não se esqueça: você deverá adequar seu planejamento de 2020 considerando o momento atual da economia do país e da sua startup. 

Chame as pessoas certas 

O planejamento estratégico irá nortear a rotina diária de toda a empresa. Porém, nem todos os funcionários precisam participar da elaboração do planejamento. Convide apenas os representantes de cada área, pois eles conhecem as competências e habilidades dos colaboradores, o que ajuda muito no momento de delegar as tarefas. Antes da reunião, peça aos representantes para que consultem seus subordinados a fim de saber o que eles esperam para o próximo ano e deem sugestões de melhorias. Desta forma, o planejamento ocorre de forma mais fluída e objetiva.  

Controle as finanças 

Ao definir as metas e objetivos para 2020, tome cuidado para não levar em conta apenas seus sonhos e desejos pessoais. É preciso considerar também os custos que isso envolverá e qual dinheiro que a startup possui para investir. 

Uma dica valiosa e muito importante: saiba separar suas finanças pessoais das finanças da sua startup. Muitos empreendedores, no começo do negócio, acabam misturando as duas finanças. Isso pode acabar levando não somente a startup à falência, mas também o empreendedor. Então, não deixe de avaliar o que entra e o que sai para mensurar as mudanças mês a mês e registrar tudo isso na hora de fazer o planejamento para o próximo ano. 

Não se deixe levar pela concorrência 

O Benchmarking e muito importante para analisar as melhores práticas usadas pelos concorrentes de forma minuciosa e estratégica. Mas esta não deve ser considerada a única estratégia para vender mais. Lembre-se que o Benchmarking é apenas uma referência, mas não é sempre a melhor opção. Isso porque a startup analisada pode estar em um momento de maturidade e finanças diferente do seu. O ideal é que você elabore um planejamento específico e sob medida para sua empresa. 

Use um CRM 

Anotar tudo no papel ou salvar numa planilha em Excel é coisa do passado. Hoje temos diversas opções de programas on-line para armazenamento de dados que podem ser acessados remotamente de qualquer lugar e por várias pessoas ao mesmo tempo. São os famosos CRM (Customer Relationship Management), um software que armazena processos, estratégias de negócio ou até mesmo uma cultura com objetivo de gerenciar a relação com os clientes para satisfazer e fidelizar, ajudando a reduzir custos e aumentar a qualidade e os lucros do negócio. Alguns CRMs oferecem a opção de filtrar abas para que somente a equipe da startup tenha acesso às informações, sem que os clientes visualizem. Desta forma, a equipe tem fácil acesso ao planejamento e pode revisitá-lo sempre que necessário. 

Planejando bem as atividades para o próximo ano sua startup tem enormes chances de alcançar o sucesso e manter-se inovadora e lucrativa por muito mais tempo. 





© TegUP Ventures 2022. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.

Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin Instagram
.