A realidade muito mais que apenas aumentada

Por: tegUP, aceleradora de startups. 

 

Quando a caça aos Pokémons virou febre no Brasil, o poder da realidade aumentada ficou nítido. Como algo apenas ligado ao entretenimento do universo gamer e sem grande investimento em marketing se tornou uma febre em poucos dias? As pessoas estavam ávidas por usarem a tecnologia de realidade aumentada. 

 

O Pokémon GO fez (e ainda faz, fora das capitais, principalmente) as pessoas entrarem no universo dessa tecnologia e, por tabela, comprarem novos aparelhos que possibilitam rodar o jogo, o que causou mudanças em seu estilo de vida e fez com que trocassem outros programas de lazer por rodar a cidade com suas câmeras em busca do desconhecido em meio ao mundo real.  

 

Quando transportamos essa tecnologia para veículos automotivos, a abertura das pessoas também tem um potencial enorme. Só a Apple, por exemplo, já tem mais de 1000 apps com realidade aumentada. Tim Cook, CEO da Apple, já declarou que “a realidade aumentada vai mudar tudo” e que as novas experiências virtuais proporcionadas serão tanto para consumidores quanto para estudantes e profissionais.  

 

Acostumadas com a realidade virtual em seus celulares, as pessoas vão valorizar isso em outros meios. E se elas trocam de telefone por causa de um jogo, não trocarão de carro para um que ofereça algo parecido e que vai muito além do entretenimento?      

 

O prazo pra isso acontecer não é longo. O CEO da Nvidia, Jensen Huang, declara que em 5 anos os carros não terão opção de interface que não seja com realidade aumentada.  

 

Astartupsuíça WayRay, por exemplo, está desenvolvendo uma solução de display holográfico para automóveis que integra os objetos ao redor do carro com as informações visuais do painel. A empresa recentemente recebeu um aporte de US$ 80 milhões e tem o apoio de grandes do mercado, como Porsche e Hyundai.  

 

Desde o fim de 2017, a Ford tem implementado a tecnologia de realidade aumentada na Europa, por meio da divisão Lincoln Motor Company. O head-up display com tecnologia de dispositivo de microespelho digital da Continental foi a tecnologia escolhida pela empresa e permitirá uma melhor integração entre o condutor e o veículo, apresentando informações relevantes diretamente no campo de visão do condutor.   

 

E a realidade aumentada no setor de transportes não está apenas mirando o consumidor final. Quando citamos grandes veículos de transporte, como trens e caminhões, a tecnologia vai auxiliar os motoristas a terem informações relevantes sobre o tráfego e o caminho à frente, com dados sobre o ambiente real e também de realidade virtual projetados no painel para garantir mais segurança ao fornecer informações visuais ao motorista, que não vai precisar desviar os olhos do trânsito à frente.  

 

Já pensando no setor de logística, também já há diversas soluções em desenvolvimento que mostram o melhor arranjo da carga dentro de um caminhão ou de um estoque, por exemplo, como se os produtos estivessem fisicamente no local. Com a realidade aumentada pode-se ver o melhor local para cada produto a localização de cada item dentro do estoque, do vagão do trem ou da carreta. Isso significa não apenas menos tempo gasto para atividades de transporte, mas também mais assertividade na entrega ao consumidor final.          

 

Para quem dirige esses veículos, o risco de acidentes e a otimização de custos ainda vem em uma etapa anterior, a de educação. A Universidade Corporativa do Transporte (UCT), segmento educacional da Fetranspor, por exemplo, tem focado esforços no papel da realidade virtual para a segurança viária, tendo como uma de suas bases o Programa de Direção por Simulador (PDS). 

   

“A realidade aumentada amplifica a performance humana”, nas palavras do CEO da Apple. Não há como ignorar o potencial de crescermos, assim como a indústria automotiva, junto à essa tecnologia.   

 

 

Sobre o Autor 

tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.  

www.tegup.com.  





© TegUP Ventures 2022. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.

Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin Instagram
.