Alibaba transforma 700 milhões de usuários em vendedores

Usuários da Alibaba, cujos negócios são baseados em e-commerce e incluem sites de B2B, vendas no varejo e pagamentos on-line, agora podem montar uma loja própria sem estoque utilizando um dos aplicativos da plataforma, oferecendo produtos de parceiros e recebendo comissões sobre vendas. 

Na função Taoxiaopu do aplicativo Taobao, da Alibaba, todos os usuários (que já passam de 700 milhões) podem usar o recurso gratuitamente. 

A logística de entrega dos produtos é realizada pela Alibaba. O único trabalho do usuário é a divulgação de seu próprio marketplace nas redes sociais. 

Segundo os analistas da Alibaba, a ideia é aproveitar a enorme base de usuários e a popularidade do aplicativo para impulsionar o consumo.  

No início, os lojistas têm acesso a uma quantidade limitada de produtos. Conforme as vendas aumentam, eles podem ampliar as ofertas. Os usuários com maiores vendas podem escolher até 10 mil itens de parceiros da Alibaba. Dependendo da mercadoria, a comissão pode chegar a 15% do valor da venda. 

Lembrando que, recentemente, a Alibaba abriu o maior armazém automatizado da China. 

Todo o parque é sustentado pela tecnologia da Internet das Coisas e robôs podem ser vistos movendo unidades no armazém, enquanto a equipe humana abastece as unidades com as mercadorias. 

O armazém robotizado pode atender o dobro dos pedidos que um armazém tradicional no mesmo período, e os robôs usam a IoT para evitar colisões entre si e selecionar e transportar as mercadorias de forma inteligente. 

A decisão de abrir um armazém automatizado veio depois do sucesso que a plataforma atingiu no Dia dos Solteiros (data comemorativa criada pela própria Alibaba, em 2009, tão popular quanto o Dia dos Namorados na China), em que faturou US$ 25 bilhões em apenas 24 horas. 

Sobre o Autor     

A tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.    

Saiba mais: www.tegup.com 





© TegUP Ventures 2022. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.

Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin Instagram
.