Depois dos carros autônomos, navios autônomos já são realidade

Por: tegUP, aceleradora de startups.       

Os veículos autônomos já não são novidade. É comum vê-los transportando cargas e até passageiros, como é o caso dos caminhões autônomos sem cabine fabricados pela Scania e dos carros autônomos da Uber – uma parceria com a Volvo, que inclui em seu portfólio os carros mais seguros do mundo. 

Mas o conceito de autonomia não para por aí e já alcançou outro patamar que promete revolucionar o universo logístico. 

A Whiskerstay, em conjunto com a M Subs, ambas empresas especializadas no desenvolvimento de veículos marítimos tripulados e não tripulados, estão construindo um navio completamente autônomo. 

Equipado com servidores e tecnologias de Inteligência Artificial e computação em nuvem da IBM, o Mayflower, como é chamado, fará um trajeto de mais de 5 mil quilômetros entre a Inglaterra e os Estados Unidos. 

O nome do projeto foi inspirado no navio homônimo que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo. 

Devido a uma série de problemas, os peregrinos foram obrigados a regressar duas vezes, pouco depois de zarpar, para consertá-lo. 

Mas o novo Mayflower promete navegar sozinho e evitar qualquer risco no oceano graças aos seus sensores de última geração. 

O navio terá um sistema de propulsão híbrido alimentado por baterias eólicas, solares e um gerador a diesel. Além disso, será equipado com sensores que coletarão dados para ajudar pesquisadores da Universidade de Plymouth — que estarão dentro da embarcação — a conduzir pesquisas inovadoras nas áreas de meteorologia, navegação autônoma, oceanografia, climatologia, biologia, poluição e conservação marinha. 

O projeto está sendo liderado pela organização de pesquisa e exploração marítima ProMare e será entregue no primeiro trimestre de 2020 para ser submetido a testes finais antes da partida. 

Segundo Fredrik Soreide, diretor do projeto ProMare, “o Mayflower leva as embarcações marítimas autônomas a um novo nível e abre inúmeras possibilidades científicas”. 

Sobre o Autor    

A tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.    

www.tegup.com





© TegUP Ventures 2022. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.

Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin Instagram
.