Por: tegUP, aceleradora de startups.
Não é novidade que a Inteligência Artificial tem o potencial de aumentar significativamente as capacidades humanas, possibilitando às máquinas identificarem padrões e tomarem decisões com base em aprendizado.
Quando aplicada à logística, a IA pode otimizar a produção e a manutenção das linhas de produção por meio do reconhecimento de imagem e interfaces conversacionais, que proporcionam maior interação entre humano e máquina.
Ao contrário do que se pensa, o uso da IA aplicado à logística não é tão recente quanto parece. No início da década de 90, durante a crise do Golfo Pérsico em 1991, as forças armadas dos Estados Unidos criaram uma ferramenta capaz de realizar o planejamento logístico automatizado e a programação do transporte de 50 mil veículos, levando em conta os pontos de partida, destinos, rotas e resolução de conflitos em todo o percurso. A ferramenta permitiu que todo o planejamento do processo, que levaria semanas para ser concluído por métodos tradicionais, fosse feito em apenas algumas horas.
Atualmente, novas tecnologias estão se desenvolvendo e de forma acelerada, possibilitando que cada vez mais aplicações sejam adicionadas ao setor.
A perda de mercadorias devido a avarias, um dos principais problemas enfrentados pelos operadores logísticos hoje, pode ser evitada com a implementação de um sistema que acompanhe o trajeto dos produtos, evitando desperdício de matéria-prima e diminuindo os custos de reenvio.
Investir em tecnologia para a análise de dados também ajuda a tornar a logística mais eficiente. Com sistemas que se baseiam em IA, é possível ter ótimos insights para otimizar os processos de produção e armazenamento, além de criar estratégias eficazes para a distribuição dos produtos.
Mas o grande diferencial está em prever comportamentos para antecipar problemas e tomar ações estratégicas. Assim, é possível, por exemplo, antever situações que façam com que um cliente cancele o contrato ou deixe de comprar de você.
00
Com o uso da IA, o setor de logística transformará seu padrão operacional, criando um modelo proativo, com custos favoráveis e ações voltadas para o consumidor. Desta forma, será possível utilizar o reconhecimento de imagem para rastrear remessas e ativos, por exemplo, ou até mesmo prever flutuações dos volumes de remessa antes que elas aconteçam.
Sobre o Autor
A tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.