A evolução tecnológica caminha a passos largos e muito rápidos graças ao avanço de conceitos como Inteligência Artificial, Big Data, Machine Learning e Internet das Coisas.
O smartphone mais básico de hoje tem mais funcionalidades e tecnologias que o computador mais potente de 10 anos atrás.
Novos produtos e tecnologias não surgem da noite para o dia, mas uma coisa é certa: atualmente há muitos protótipos em desenvolvimento, isso sem contar nas ideias que ainda nem saíram do papel.
Confira algumas tecnologias que despontarão nas próximas décadas e esteja preparado para uma verdadeira disrupção tecnológica que vai muito além dos carros elétricos e autônomos.
Carros movidos a energia solar
A startup alemã Sono Motors tem chamado atenção pela criação de um carro elétrico alimentado por meio da energia captada por painéis solares. Batizado de Sion, o compacto conta com 330 células solares instaladas no teto e capô e tem autonomia para rodar até 250 quilômetros. Segundo a marca, ele acelera até os 140 km/h e conta com motor de 80 kW (o equivalente a 109 cavalos). Estes números, no entanto, ainda não estão fechados, já que a empresa ainda está trabalhando no desenvolvimento do projeto.
Carros por assinatura
Algumas montadoras já trabalham com a ideia de criar um programa de assinatura de veículos ao invés da tradicional venda nas concessionárias. Vai usar o carro apenas para ir ao trabalho durante a semana? Escolha um hatchback compacto, dinâmico e fácil de manobrar nos estacionamentos. Já para uma viagem no fim de semana, o sedã poderá ser uma ótima opção, pois há espaço suficiente para passageiros e para as bagagens no porta-malas. No caso de uma mudança ou transporte de móveis e objetos maiores, será possível escolher uma picape ou um veículo utilitário.
Carros feitos em impressão 3D
Conforme as impressoras 3D ficam mais poderosas e acessíveis, novos usos são atribuídos a esses equipamentos. Algumas empresas já usam a tecnologia para criar protótipos de automóveis, imprimindo peças e ferramentas específicas para a montagem dos veículos.
A Audi decidiu usar impressoras 3D para melhorar a produtividade de sua linha de produção em Neckarsulm, na Alemanha, e passou a “imprimir” ferramentas capazes de facilitar o trabalho dos funcionários.
Já a empresa Local Motors anunciou que vai fabricar um automóvel completo e em tamanho real por meio de impressão 3D nos próximos anos – inclusive, vários protótipos já foram criados.
E é claro que as novidades não param por aí. Felizmente, a maioria das empresas de logística está preparada para o desafio, reconhecendo que a disrupção pode vir de qualquer direção.
Sobre o Autor
A tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.