Tendências tecnológicas da logística para 2021

Conheça as principais correntes de pensamento e tecnologia que devem mudar o setor não só nesse, como nos próximos anos.

O ano de 2020 foi totalmente atípico pois o comportamento das pessoas teve de ser alterado radicalmente. A necessidade de permanecer mais tempo em casa, o trabalho remoto e o cancelamento de atividades externas mudaram a demanda por tecnologias que muitas vezes já existiam, mas não eram tão adotadas como agora.

O streaming de vídeos, por exemplo, já mostrava um comportamento de alta que foi acentuado pelo tempo em que as pessoas encontraram diante da falta de alternativa de entretenimento externo. 

Outro segmento que enfrentou uma alta vertiginosa foi o e-commerce.

Com o fechamento dos shoppings e estabelecimentos de compras, players do mercado como o Mercado Livre  viram seus negócios crescerem atingindo um crescimento de 123%.

Para o público consumidor final, as tecnologias que trabalham nas soluções muitas vezes não são tão percebidas, por isso vamos listar algumas tendências em inovação para 2021 dentro da logística.

1. Inteligência Artificial

Um dos conceitos que mais crescem, não só na logística como em atividades industriais, a Inteligência Artificial mostra uma forte tendência de adoção no segmento. Com diversas aplicações na cadeia de suprimentos, a IA agrega valor ao processo de armazenagem com o uso cada vez maior do reconhecimento de gestos, deixando para trás a necessidade de mouses ou teclados. 

Outra tarefa que já conta com a presença desse tipo de tecnologia é a adoção de veículos autônomos. Se por um lado a ausência de motorista, que parecia até pouco tempo atras tema de filmes de ficção científica, hoje em dia se materializa em projetos com caminhões autônomos ou ainda ajudando os motoristas na condução do veículo calculando cenários e monitorando as viagens.

2. Internet das Coisas (IoT)

A conexão entre dispositivos eletrônicos usando uma conexão de internet vai estar cada vez mais presente em nossas vidas daqui para frente. De uma máquina de lavar que avisa remotamente o status do processo a uma geladeira que informa a validade dos produtos, essa transformação já está acontecendo.

Chamada de Logística Inteligente, o avanço da Internet das Coisas frente aos processos logísticos irá possibilitar o monitoramento de processos industriais em tempo real, controle das etapas logísticas, além do reconhecimento das situações de produtos durante o transporte.

3. Logística Verde

Com a crescente preocupação dos impactos nas mais diversas atividades para o meio ambiente, nasceu uma tendência no segmento chamada Logística Verde. Também conhecido como eco-logística, esse conceito consiste no redesenho dos fluxos logísticos com o objetivo de redução dos impactos ambientais, em um esforço que vai do armazenamento, passando pela distribuição e chegando até as entregas finais. 

Quando a responsabilidade sobre emissão de CO2 recai sobre a atividade industrial é comum que tenhamos no curto prazo clientes demandando a mesma atenção para o meio ambiente por parte dos operadores logísticos.

4. Tecnologia para vestir (wearables)

Relógios, pulseiras e óculos de realidade virtual não são necessariamente uma novidade, mas estão cada vez mais se tornando presentes em nossa rotina.

Agora pense o quanto o uso desses dispositivos poderia ser útil juntamente da tecnologia em nuvem para a coleta de dados de produtos em tempo real.

Mais importante ainda seria ter os funcionários de um depósito e motoristas monitorando seus sinais vitais, prevendo ocorrências como a fadiga, exaustão e até mesmo ataques cardíacos.

5. Entrega por drones

Fazer entregas com o uso de drones é uma tendência muito aguardada pelo consumidor para os próximos anos. Usada pela Amazon em ambiente de testes, essa novidade pode esbarrar em limitações como peso, autonomia do drone e espaço aéreo. Um mundo onde seu almoço chegue pelos ares diretamente para a mesa é totalmente possível tecnologicamente e ecologicamente correto. O desenvolvimento dessa corrente vai depender do barateamento da tecnologia entre outros fatores.

Fontes

https://exame.com/tecnologia/as-10-tendencias-tecnologicas-que-devem-dominar-2021/

https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2020/12/principais-tendencias-em-tecnologia-para-2021-de-acordo-com-mais-de-30-especialistas.html

https://sottelli.com/transformacao-digital/conheca-as-tecnologias-do-futuro-e-as-tendencias-para-2021/

https://www.datarain.com.br/blog/tecnologia-e-inovacao/tendencias-tecnologias-para-2021/

https://exame.com/negocios/mercado-livre-ve-faturamento-crescer-123-no-segundo-trimestre/

https://maximatech.com.br/tendencias-de-logistica/

https://trackage.com.br/blog/tendencias-para-o-mercado-logistico-de-2021/

https://moveideias.com.br/conheca-10-tendencias-da-logisitica-para-os-proximos-anos/





© TegUP Ventures 2018. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.

Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin
.