Terceirização da inovação: vale a pena?

00Por: tegUP, aceleradora de startups.    

 

Ter sido recentemente lançada não faz de uma empresa uma startup. E também não é necessário que ela trabalhe com tecnologia ou tenha investimento de fundos.  

Uma startup é uma empresa criada com o objetivo de crescer rápido e gerar lucros cada vez maiores, apresentando custos de manutenção muito baixos. E para manter o orçamento enxuto sem deixar de lado os investimentos com tecnologia e inovação, uma das alternativas mais comuns é a terceirização. 

Quando falamos em terceirização, esta ideia remete justamente ao serviço prestado pelas startups. Mas estudos indicam que cresce o número de startups que terceirizam suas operações, principalmente as de logística. Desde a aparência e integridade das remessas, em que a encomenda é remetida com embalagem e proteção adequadas, até a adoção de tecnologias de rastreamento para monitorar e acompanhar toda a operação. Tudo isso pode ser terceirizado. 

Existem diversos serviços de inovação que uma startup pode terceirizar para se tornar mais eficiente e otimizar custos. O outsourcing vai desde o escalonamento de espaços que ofereçam melhor infraestrutura a custos menores, até a contratação de serviços que diminuam a necessidade de aquisição de ativos. 

Contratar um profissional ou montar um setor voltado à tecnologia exige grande investimento, então geralmente é mais adequado fazer a terceirização se a estrutura interna não for adaptada para este tipo de atividade. 

Um exemplo válido é demandar programadores para manterem um software funcionando e com suporte ao cliente 24 horas. 

Basicamente, tudo o que não tiver impacto direto no desempenho da startup pode ser terceirizado. 

Com o aumento do número de startups é fundamental investir em infraestrutura, principalmente para oferecer serviços exclusivos que se tornam um diferencialE para manter o negócio enxuto e rentável, a terceirização é uma boa alternativa. Assim, a startup se concentra em suas atividades principais e delega o restante a uma empresa especializada. 

 

Sobre o Autor     

tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.      

www.tegup.com





Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin
.